Tonin Interativo

A Primavera e as frutas da estação.
date_range 17/09/2018 | Por: Tonin | Tag: Notícias

A Primavera é uma das estações mais bonitas, além das flores temos também frutas deliciosas da estação para saborear. Você sabe quais são estas frutas? Vem com o Tonin e descubra fatos interessantes e dicas de receitas deliciosas!

- Jabuticaba

Quem vê uma frutinha tão pequena não imagina a quantidade de vitaminas que ela tem. Além de vitaminas, sua polpa possui poucas calorias e carboidratos, o que pode ajudar muito na sua dieta!

A jabuticaba é muito rica em açúcar. Se possível, deve ser consumida assim que colhida para evitar a fermentação. Se este processo começar a acontecer, o seu gosto e suas propriedades nutricionais podem ser alterados;

Caso não seja possível consumi-las no mesmo dia, o ideal é lavá-las, secá-las e guardá-las na geladeira em algum recipiente bem selado.


Uma curiosidade interessante dessa fruta é que se você adicionar gotas de limão ao suco de jabuticaba, ela pode mudar sua cor e ficar vermelha e, se misturar com o abacaxi, ela pode ficar azul. Esta mudança de cor se deve à diferença do nível de pH ácido contido nas frutas. Legal, né?! Você ficou curioso para ver se isso acontece mesmo e vai fazer em casa? Porque nós vamos!

- Maracujá

Cada cultura utiliza o maracujá de forma diferente em sua cozinha e isso se deve ao fato de a fruta ser cultivada em tantos lugares e possuir tantas variedades.
No Brasil temos milhares de opções para usá-lo em receitas, sendo algumas delas: molhos de salada, molhos para colocar no peixe, sobremesas entre outras.

Além de sabermos que ele fica delicioso nas receitas que conhecemos, sabemos que ele ajuda a melhorar nosso humor, funcionando como um calmante natural, isso porque nele você encontra alcaloides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves.

Quer uma receita deliciosa de mousse de maracujá para fazer em casa e deixar todo mundo calminho? No nosso blog Sabor Perfeito você encontra!

http://comsaborperfeito.com/taca-mousse/

- Abacaxi Pérola

Esta variedade de abacaxi é conhecida por sua característica do formato de gota, diferente das outras variedades de abacaxi que encontramos no mercado. É uma delícia, muito doce e pode ser consumido de diferentes formas, principalmente in natura, mas quer uma dica? Coloque para assar na churrasqueira com canela; fica delicioso e ajuda na digestão se você abusou nas carnes!

Além da polpa, a casca do abacaxi também possui nutrientes. Portanto, não a desperdice e utilize a casca também no preparo de chás e sucos. Basta lavar bem a casca, deixar de molho em água com vinagre por 15 minutos (a proporção ideal é de um litro de água com 2 colheres de sopa de vinagre), descartar essa água e ferver as cascas em água limpa por 15 minutos.

- Morango

Não tem nada mais gostoso que um morango docinho, não é? Mas muito mais que delicioso, ele faz bem para sua saúde! Só para você ter uma ideia, o morango tem mais nutrientes do que a maçã, a laranja e a banana.

Algumas dicas e curiosidades sobre esta fruta:

  • Não escolha os que têm manchas verdes ou amarelas, uma vez escolhidos, não amadurecem mais, ou seja, estarão azedos;
  • Escolha os pequenos, são mais doces e mais saborosos;
  • Consuma os seus morangos o mais rápido possível, pois mantê-los na geladeira não vai melhorar a sua qualidade;
  • Ao lavar os morangos, não os deixe de molho na água para não perder a cor e o sabor.

 

Consuma-o puro, como vitamina, misturado na gelatina, na salada de frutas e até em sobremesas mais elaboradas como um merengue.

Gostou da ideia? Confira a receita: http://comsaborperfeito.com/merengue-italiano-com-morangos-e-suspiros/

- Pêssego

Esta fruta querida por tantos estará linda e suculenta nessa época da primavera. Você sabia que o pêssego é rico em fibras? Ele auxilia muito no funcionamento do intestino e ainda sacia a fome por mais tempo. Frutas com nível de água elevado em sua composição promovem maior saciedade a quem come. É o caso do pêssego, que combina seu alto teor de água com um gosto adocicado assim fornecem uma sensação ainda maior de satisfação logo após ser ingerido, sendo esse um dos importantes benefícios do pêssego para a boa forma.
Já experimentou colocar essa fruta deliciosa na sua salada? Dá um toque agridoce e diferenciado no seu prato.

Tem também as verduras e legumes da estação. Vamos conhecer algumas?

- Alcachofra

Quem vê este legume tão diferente não imagina o quanto é gostoso e saudável, pena que não é tão intuitivo na hora de consumir, não é?

Para consumi-la você deve cortar os talos, descartar as primeiras folhas e ferver em água com sal ou a vapor de 20 a 45 minutos, até que fique bem macia. Um truque que poucos sabem para que ela não amargue é batê-la na pia. Depois de cortar o talo, bata essa parte contra uma superfície lisa. Isso ajudará a deixá-la mais saborosa. Não me pergunte o porquê, tem coisas na cozinha que não entendemos, mas funcionam!

O talo também pode ser consumido se você não o descartar e colocar na água para cozinhar junto, se ele não estiver tão fibroso, ele ficará bem macio como o miolo da alcachofra!

Os molhos para banhar a base da folha são diversos, sendo eles maionese, alho e manteiga, óleo, sal e vinagre, manteiga derretida, azeite com suco de limão ou o que preferir.

- Almeirão

Verduras também ficam mais bonitas e saborosas nessa estação, sabia? Com o Almeirão não é diferente. É uma hortaliça muito nutritiva e uma excelente fonte de vitamina A, C e do complexo B. Além disso, contém boas doses de fósforo, ferro e até cálcio.

 Depois de conhecer algumas frutas, verduras e legumes da estação, que tal algumas dicas para conservá-los melhor? Primeira dica de que tenho certeza que a maioria das pessoas faz errado é: lavar os alimentos antes de guardar. Você pode limpá-los com um guardanapo de papel, mas nunca com água, para não perder a camada que os protege e que atrasa o apodrecimento.

Outra dica legal é deixar um papel toalha no fundo do pote que for guardar o alimento. Isso irá diminuir a umidade e evitar o surgimento de fungos. 

 

FONTES:

 

http://seletti.com.br/primavera-saiba-quais-sao-as-frutas-legumes-e-verduras-tipicos-dessa-epoca/

https://nplantas.com/jabuticaba-como-conservar/

http://ceagespoficial.blogspot.com/2017/04/conheca-os-beneficios-do-abacaxi-perola.html

https://caras.uol.com.br/bem-estar/primavera-frutas-da-estacao-e-seus-beneficios-para-o-corpo.phtml

https://www.agemed.com.br/agenews/conheca-8-frutas-da-primavera-e-seus-beneficios/

https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-do-pessego-para-que-serve-e-propriedades/#Y65pVVH4do7liFhj.99

https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-de-morango-para-saude/

https://www.mundoboaforma.com.br/12-beneficios-do-maracuja-para-que-serve-e-propriedades/#EzOTlV174BZamCFq.99

https://www.mundoboaforma.com.br/18-beneficios-da-jabuticaba-para-que-serve-e-propriedades/#e4iUIGMDbRemq8G1.9

 

 

Compartilhe


     

Cartões de Crédito e Débito

Cartões Alimentação*
*Cartão Alimentação não é aceito para compra de bebidas alcoólicas