Tonin Interativo

Consumir alimentos da época faz um bem danado!
date_range 19/02/2021 | Por: Tonin | Tag: Receitas

Frutas, verduras e legumes da estação são mais fáceis de produzir, por esse motivo geralmente tem um preço menor, geram menos impacto ambiental, são mais saborosos, e de quebra, trazem muitos benefícios para a nossa saúde.
As frutas refrescam e hidratam, uma ótima pedida para os dias de calor intenso. Além disso, são ricas em minerais e vitaminas essenciais para o organismo. As verduras e legumes previnem muitas doenças, trazem energia e vitalidade, fortalecem todas as células e sistemas do corpo, isso citando só alguns dos seus benefícios.

Confira os benefícios de algumas frutas e legumes da estação que separamos para vocês.

Abacate: Pode diminuir a pressão arterial, isso acontece devido à presença de potássio no alimento, apesar de um alimento rico em gordura, o abacate ajuda a combater o colesterol ruim e faz bem ao coração pelo seu alto teor de gordura do tipo monoinsaturado, o que o torna um aliado do coração.

Pera: É uma fruta que fornece nutrientes importantes para a saúde como vitamina A, E, C, fibras, potássio, magnésio e cálcio. Além disso, as peras contêm carotenoides e flavonoides, que são compostos antioxidantes que oferecem vários benefícios à saúde. Ela é pouco calórica, uma unidade média contém apenas 54 kcal.

Quiabo: O quiabo é um vegetal pobre em calorias e rico em fibras, sendo uma ótima opção para incluir em dietas de emagrecimento. Além disso, o quiabo também é bastante utilizado para auxiliar no controle do diabetes, pois ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

Pepino: O pepino é um vegetal nutritivo e baixo em calorias, já que é rico em água, minerais e antioxidantes, possuindo diversos benefícios para a saúde como favorecer a perda de peso, manter o organismo hidratado e o funcionamento do intestino regulado, assim como diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Abacate, maçã, pera, repolho, pepino, pimentão e quiabo são os alimentos da estação que você encontra fresquinhos no hortifrúti Tonin. Use e abuse da criatividade: experimente preparar sucos ou vitaminas com as frutas, sopas, refogados ou tortas com os legumes e verduras, tem sempre um jeitinho mais gostoso de se alimentar bem e ser mais saudável todos os dias.

Agora vem com a gente conferir algumas receitas que separamos para vocês:  

Pasteis de Maçã com Canela

Pastel já é uma delícia, doce então não tem o que falar.Esta receita fica divina. A massa muito leve, fácil de fazer e o recheio de maçã fica super cremoso.Pode preparar e esperar o cheiro espalhar pela vizinhança inteira.


Ingredientes:

Massa:

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/3 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá rasa de fermento em pó
  • 5 colheres de sopa de água
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de açúcar 

Recheio:

  • 3 maçãs pequenas sem casca e picadas
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 3/4 xícaras de água
  • 1 colher de sopa cheia de amido de milho
  • Suco de 1/2 limão  

Modo de Preparo:Prepare o recheio primeiro. Coloque as maçãs picadas, a água, o açúcar, a canela em pó e o suco de limão em uma panela, cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até as maçãs ficarem macias. Caso goste mais doce, acrescente mais uma colher de açúcar. Dissolva o amido de milho em 1/2 xícara de água e acrescente na panela, cozinhe por mais 2 minutos. Reserve até esfriar. Aproveite e prepare a massa enquanto o recheio esfria. Misture todos os ingredientes e amasse com a mão, caso fique grudando nos dedos, acrescente mais um pouco de farinha de trigo. A massa não deve ficar muito seca. Em uma superfície enfarinhada abra a massa até ficar bem fina, corte retângulos do tamanho que preferir. Passe clara de ovo nas bordas para colar bem, coloque o recheio no meio e feche as bordas com cuidado apertando com os dedos. Depois aperte as bordas com um garfo e frite em óleo quente até dourar. Tire da fritura, escorra um pouco, e cubra com açúcar e canela a gosto.

Salada de Repolho Fácil

Tem quem acha que repolho é sem graça, mas estou aqui para romper essa ideia para sempre. Esta salada de repolho é muito fácil de preparar e fica deliciosa, muito saborosa. Experimente e dê uma nova chance para o repolho conquistar seu paladar! Ingredientes:1 cabeça de repolho100 g de gengibre100 ml de óleo de gergelimSemente de gergelim 

Modo de Preparo: Lave bem as folhas de repolho e pique grosseiramente. Tire a casca e pique o gengibre em pedacinhos. Em uma panela coloque o óleo de gergelim e o gengibre picado, leve ao fogo e deixe ferver bem. Em uma panela grande ou recipiente com tampa, coloque parte do repolho picado e regue com a mistura do óleo de gergelim, misture com uma colher e acrescente o restante do repolho e o restante do óleo, misture bastante até o óleo atingir todo o repolho. Tampe e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Quando for servir, coloque sementes de gergelim por cima. Se achar necessário, tempere com uma pitada de sal.

Pasta de Pimentão Doce com Amêndoas em Lasca

Quer fazer uma pasta de entradinha mais saudável? Esta é uma opção deliciosa que vai te conquistar. O que mais gosto desta pasta é que você pode reservar um pouco dos pimentões no azeite e ter duas opções de entrada, deixando os pimentões inteiros para servir com torradas. 

Ingredientes:

  • 1 bandeja de pimentão doce
  • 100g de amêndoas em lasca
  • 2 dentes de alho cortados em lasca
  • 1 colher de sopa de cebola desidratada
  • 1 pitada de sal
  • Pimenta do reino a gosto
  • Azeite suficiente para cobrir os pimentões até a metade 

Modo de Preparo: Lave os pimentões, corte os talos e tire as sementes internas. Em uma tigela de vidro mais funda e não tão grande, suficiente para que todos os pimentões fiquem no fundo, coloque os pimentões, o alho, a cebola, o sal e pimenta e cubra até a metade com azeite.Leve ao forno a 180°C por 30 min. De 10 em 10 minutos tire do forno e misture tudo. Faltando 10 minutos para completar 30 min acrescente as amêndoas em lasca.Tire do forno e deixe esfriar. Você pode servir desta maneira ou preparar a pasta: em um liquidificador ou processador de alimentos coloque todos os ingredientes e bata até formar uma pasta. Se tiver muito azeite, coloque só um pouco inicialmente e vá acrescentando mais conforme for batendo, se achar necessário. Sirva com torradas. 

 

Fontes:
https://melhorcomsaude.com.br/6-vantagens-consumir-verduras-e-frutas/

https://melhorcomsaude.com.br/8-dicas-para-comer-mais-verduras/

https://portuguese.mercola.com/sites/articles/archive/2018/03/12/beneficios-de-comer-legumes.aspx

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/07/05/abacate-e-aliado-da-perda-de-peso-veja-outros-7-beneficios.htm

https://www.tuasaude.com/beneficios-da-pera/

https://www.tuasaude.com/beneficios-do-quiabo/

https://www.tuasaude.com/beneficios-do-pepino/

Compartilhe



Disponível no Google Play Disponível na APP Store



SiteLock

Luiz Tonin Atacadista e Supermercados S/A