Tonin Interativo

Cuide de você, seu corpo é seu templo.
date_range 11/08/2020 | Por: Tonin | Tag: Coronavírus - informações

“O corpo é muito sábio. Ele fala através dos sintomas e das doenças, e isso acontece quando a pessoa está em desarmonia”, é dessa forma simples que a psicóloga e facilitadora sistêmica Mônica S. Santos explica a importância de compreender os sinais que o corpo dá quando está passando por momentos complicados, de estresse e pressão. Mas, mais importante que identificar um problema, é trata-lo, e nem sempre a resposta está na medicina convencional.

 “A medicina oriental traz esse conhecimento milenar de tratar o doente e não a doença, mas a medicina ocidental foi condicionada a tratar somente o sintoma, de forma fragmentada, como se o corpo fosse uma máquina e cada órgão uma peça independente. Tanto é que temos especialistas para cada pedaço do corpo”, explica a especialista.

Ela acrescenta que, recentemente, a medicina ocidental evoluiu e criou uma área chamada psicossomática que explica como o corpo somatiza as emoções não vistas, reprimidas e não tratadas. “O excesso de medo pode afetar os rins, o excesso de tristeza pode afetar os pulmões, o excesso de raiva pode afetar o fígado”, explica.

Por isso, a partir dessas informações, é importante enxergar os sintomas, mas mais do que isso, é voltar o olhar para o interior e buscar compreender onde cada um deles está sendo originado. Com essa autoanálise é possível conhecer melhor como as emoções são processadas e como elas estão refletindo no corpo físico.

“Mente e corpo estão interligados como dimensões de um mesmo organismo. Por isso é tão importante cuidar da parte mais invisível e profunda que é a dimensão mental (que inclui pensamentos, emoções e motivações). Mente sã, corpo são. E vice-versa”, finaliza Mônica.

Compartilhe



Disponível no Google Play Disponível na APP Store



SiteLock

Luiz Tonin Atacadista e Supermercados S/A