Um arco-íris no prato. Não é só a cor que muda nos três estágios do pimentão, as propriedades também são diferentes em cada fase. Na primeira delas, quando o pimentão ainda está verde a concentração de vitaminas é um pouco menor, mas ainda assim é rico em antioxidantes que são fundamentais para a prevenção do envelhecimento e de doenças decorrente do tempo. Já a quercetina, presente no pimentão, é importante para proteger a saúde do coração, pois diminui a pressão sanguínea.
Já na fase vermelha, além das propriedades acima, ele tem alto teor de zinco, vitamina A e carotenoides, que protegem a retina e ajudam na saúde dos olhos. Por fim, a fase mais madura desse fruto tem altas concentrações de vitamina C que atua na imunidade de forma geral e que também é fundamental para produção de colágeno pelo organismo, auxiliando então na prevenção de problemas nas articulações.
Que tal sair do comum e usar as três qualidades em um prato muito especial?
Lasanha de Pimentão
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em uma panela coloque o óleo, o alho, a cebola e leve ao fogo por 5 minutos. Acrescente os pimentões, a azeitona, sal, pimenta e refogue, mexendo de vez em quando, por 10 minutos. Retire do fogo e adicione o queijo fresco. Em um refratário, alterne camadas da massa e do refogado, terminando com refogado. Regue com o leite e leve ao forno, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar.
Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/21247-7-beneficios-do-pimentao-para-a-saude
Luiz Tonin Atacadista e Supermercados S/A