O nome poder até ter sotaque francês, mas o alho-poró já é velho conhecido das cozinheiras aqui do Brasil e a estrela maior de diversos preparos especiais, seja para saborizar caldos, para refogar o arroz, para temperar a salada ou então como recheio de tortas.
Essa hortaliça é da mesma família que a cebola, alho e cebolinha e, além de saborosa, é rica em vitamina C e A, faz bem para os olhos, imunidade. É também uma boa fonte de vitamina K1, necessária para coagulação do sangue e saúde do coração.
Uma boa notícia para as mulheres é que ele possui manganês, um composto que ajuda a reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM) e, assim como seu parente, o alho, ele possui alicina, que tem propriedades antimicrobianas, redutoras de colesterol e anticancerígenas.
Então, para aproveitar bem todas essas propriedades, que tal uma receita para toda a família? Este risoto serve 10 pessoas.
Risoto de Alho-poró e Limão
Ingredientes:
Modo de fazer:
Aqueça o caldo de legumes que pode ser caseiro ou feito a partir de tabletes industrializados (cerca de três litros). Em uma outra panela aqueça o 1/2 tablete de manteiga. Adicione a cebola, o alho, o alho-poró e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e o refogue. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Após este ponto acrescente o suco dos limões, mexa bem. Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer. Vá acrescentando mais caldo à medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Essa etapa deve demorar uns 15 minutos. Vá experimentando o arroz e observando a textura. Reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando, de modo que quando ele estiver al dente, fique levemente úmido, mas sem caldo. Acrescente o queijo parmesão ralado, antes de terminar de acrescentar o caldo. Quando o arroz estiver no ponto, abaixe o fogo e experimente e adeque o sal. Adicione o restante da manteiga “gelada” no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo. Isso ajudará a dar brilho no seu risoto. Desligue o fogo, monte os pratos decore com as rodelas de limão e camembert.
Fonte: www.ecycle.com.br/7617-alho-poro.html
http://cozinhatravessa.com.br/post/risoto-de-alho-poro-limao-e-queijo-parmesao/
Luiz Tonin Atacadista e Supermercados S/A