Chegamos na época do tomate. Esse fruto é extremamente versátil e pode conquistar o paladar em diversos preparos e pratos, desde a tradicional macarronada de domingo, até os drinques do final de semana. Sua popularidade é reflexo também da variedade de tipos disponíveis no mercado.
Você sabe qual a diferença entre eles e em que ocasião usar cada um?
Tomate cereja
Encontrado ainda no ramo, é perfeito para ser confitado no azeite e servido como acompanhamento de carnes, peixes e frutos do mar, ou como antepasto, para acompanhar uma deliciosa burrata. A apresentação fica linda!
Tomate caqui
Saboroso e adocicado. Esse é o tomate perfeito para salada e vinagretes, indicado para ser usado ainda fresco.
Tomate italiano
O segredo do tradicional molho de tomate da maioria das famílias de origem italiana é ser feito artesanalmente, com tomates italianos frescos e muito maduros. Esse também é o tipo de tomate mais indicado para o preparo de sopas e sucos.
Tomate sweetegrape
Um aperitivo saudável, ele pode ser servido ao natural ou em espetinhos intercalados com manjericão e pedacinhos de mussarela ou outro queijo. Ótimo para deixar a salada das crianças mais colorida e deliciosa.
Mas, e quais os benefícios de consumir esse fruto?
O tomate tem inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Ele é rico em vitaminas A (retinol), B2, B3 e C, além de cálcio, ferro e fósforo. É uma opção de baixa caloria e seus nutrientes ajudam no combate de doenças cardiovasculares (os antioxidantes ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis) e na prevenção catarata (vitamina A). Suas propriedades diuréticas ainda auxiliam a diminuir a retenção de líquidos.
Fonte:
https://www.metropoles.com/saude/quais-sao-os-principais-beneficios-do-tomate-para-a-saude-saiba-mais
Luiz Tonin Atacadista e Supermercados S/A