/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ Tonin Super | Tonin Interativo - Outubro Rosa: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mamas

Tonin Interativo

Outubro Rosa: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mamas
date_range 14/10/2020 | Por: Tonin | Tag: Dicas

Outubro Rosa é um convite a cuidar da saúde das mulheres. No Brasil, mais de 60 mil mulheres passam pelo diagnóstico de câncer de mama por ano. Esse tipo de câncer também o maior responsável por mortes femininas pela doença, chegando a 17 mil. Mulheres de todas as idades estão sujeitas (e homens também!), mas, na maior parte das vezes, o câncer de mama se manifesta entre 40 e 49 anos, por isso, há a necessidade de redobrar os cuidados preventivos nessa faixa etária e realizar todos os exames anualmente ou de acordo com a indicação do seu médico.

Diagnóstico precoce salva vidas!

Apesar do susto com o diagnóstico, há muitas possibilidades de tratamento e quanto antes ele tiver início, maior é a chance de cura e qualidade de vida. Vale a pena ressaltar que todas as mulheres devem estar atentas aos seus corpos e a todas as mudanças que vão acontecendo ao longo da vida. Quanto aos seios, a cor, o tamanho, o formato, a textura e se há dor ou secreção são indicadores de que algo não está certo e de que é preciso procurar uma orientação médica. O diagnóstico precoce é o melhor aliado no tratamento.  

O autoexame é indicado para identificar rapidamente, caso apareça algum sintoma. Ele é muito fácil e pode ser feito em frente a um espelho, deitada na cama, na hora do banho e em qualquer momento do dia. A indicação é que a mulher apalpe suas mamas em diferentes sentidos e se autoconheça para distinguir se há alguma alteração, endurecimento ou nódulo que não havia percebido antes. Os toques devem ir dos seios até as axilas. 

Possíveis Causas

Além de fatores genéticos, há outras questões que podem influenciar no surgimento do câncer de mama. O Inca (Instituto Nacional de Câncer de Mama) apresenta alguns cuidados com a saúde que podem ser adotados para evitar o surgimento da doença. Entre as recomendações para prevenção estão: cultivar hábitos saudáveis, como não fumar, manter-se no peso considerado saudável, uma alimentação rica em nutrientes e a prática frequente de exercícios.

Apoio a pacientes

Para quem acredita na importância do engajamento e da empatia, mais do que levar para frente a campanha, compartilhando e aderindo aos símbolos rosa, também há outras maneiras de ajudar. Seja com apoio financeiro para instituições sérias, como o Hospital de Amor de Barretos, ou com a doação de cabelo para confecção das perucas, como no projeto Solidariedade em Fios do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Há também a opção de voluntariado em diferentes instituições, que atendem pessoas em tratamento de câncer. Basta se informar sobre alguma delas em sua cidade.

Fontes:

https://www.inca.gov.br/como-ajudar

https://hospitaldeamor.com.br/

https://www.saopaulo.sp.gov.br/projeto-solidariedade-em-fios/

 

Compartilhe



Disponível no Google Play Disponível na APP Store



Luiz Tonin Atacadista e Supermercados S/A