/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ Tonin Super | Tonin Interativo - Quais os benefícios do Gengibre?

Tonin Interativo

Quais os benefícios do Gengibre?
date_range 28/08/2019 | Por: Tonin | Tag: Dicas

Em algum momento da sua vida, você já deve ter recebido indicação de sua mãe ou até de um amigo para tratar determinada doença usando gengibre. Mas você sabe de todos os benefícios que ele pode proporcionar e qual o uso correto dessa raiz com múltiplos benefícios terapêuticos?

Você já deve ter usado ou ouvido falar do gengibre. Mas você realmente sabe de todos os benefícios e utilidades que ele possui? Ele é utilizado para tratar diversos problemas medicinais e ainda é utilizado como tempero para os mais diversos tipos de alimentos. A seguir você irá saber um pouco mais sobre essa raiz poderosa. 

Nativo do continente asiático, o gengibre tem sido utilizado a milhares de anos tanto na culinária quanto para fins terapêuticos. Na cozinha ele adiciona um sabor picante aos alimentos; diminuindo a necessidade do uso do sal e adicionando um sabor especial, principalmente nos mais diversos tipos de carne.

Comprovado cientificamente, o gengibre possui diversos benefícios medicinais e terapêuticos. A raiz é utilizada em situações que vão desde a melhora do sistema digestivo até a diminuição do enjoo para mulheres grávidas ou para pacientes em tratamentos de quimioterapia.

Ou seja,  gengibre é bom para que?

A principal substância do gengibre é o gingerol, ele é o principal composto ativo responsável por seus dotes antifúngico, analgésico e anti-inflamatório. Iremos listar aqui algumas situações em que ele pode ser utilizado e quais são os seus benefícios. Confira:

Perda de peso

O gengibre age como termogênico, sendo capaz de acelerar o seu metabolismo e auxiliar na queima da gordura corporal. Dessa forma, em conjunto a exercícios físicos e com acompanhamento de uma nutricionista, a perda de peso é iminente.

Combate contra o câncer

Por possuir a substância gingerol que age como antioxidante no organismo, diversos estudos feitos pela Universidade de São Carlos (UFSCar) e da University College of Medicine (Coreia do Sul), comprovaram um resultado positivo contra as células cancerígenas.

Evita náusea e vômitos

Um grande aliado a mulheres grávidas, o gengibre possui propriedade antiemética que ajuda na redução de náuseas e vômitos. Além das mulheres, ele também pode ser utilizado para pessoas em tratamento de quimioterapia ou em estado pós-cirúrgico.

Redução da dor muscular

Mesmo que não traga efeito imediato como outras medicações que são feitas exatamente para dores musculares. Se você procura por uma solução natural, ele é ideal para você.

Devido às propriedades anti-inflamatórias, ele é um remédio muito eficaz na redução ou progressão da dor muscular.

Combate a infecções

A substância bioativa presente no gengibre pode agir diretamente no combate a infecções. Uma das situações em que ela é mais eficaz é quando falamos das infecções orais e respiratórias. 

Ele serve para tudo então?

Calma, não é bem assim. Devemos ressaltar que assim como toda situação envolvendo a sua saúde, é de extrema importância recorrer a um médico ou especialista. Não pense que a raiz irá fazer mágica, ela pode ajudar sim após o diagnóstico e a aprovação de um profissional que irá saber exatamente o que é o melhor para a sua saúde.

Além de todos os benefícios relacionados a saúde ele pode ser utilizado na cozinha para levar aquele gosto especial para o seu almoço. Uma dica é testá-lo principalmente em carnes suínas. O efeito é um gosto levemente apimentado que deixa a sua receita ainda mais saborosa.

Mas como consumir e conservar?

Da mesma forma da sua diversidade de benefícios, ele pode ser consumido de diversas maneiras. Você pode fazer um chá cortando bem as raízes em pequenos pedaços e deixa-las em água fervente por 5 a 10 minutos.

Você também pode deixar a raiz no sol durante um ou dois dias para secar bem adicioná-lo a um liquidificador ou até mesmo um moedor de café para consumi-lo em forma de pó.

Você também pode lavá-lo diretamente e consumi-lo naturalmente em pequenos pedaços. Maneiras de como utilizar o gengibre é o que não falta, então o que acha de colocar a sua criatividade em ação?

Nos conte depois como foi a sua experiência com as diversas possibilidades do gengibre.

 

Fonte: Tua Saúde ; Ativo Saude  ; Minha Vida

Compartilhe



Disponível no Google Play Disponível na APP Store



SiteLock