Tocando Agora:
Portal do Fornecedor  Portal do Colaborador 
Fevereiro Roxo: entenda a campanha
  26/05/2022 | Por: Tonin | Tag: Social

Fevereiro Roxo: entenda a campanha.

Muitas campanhas de conscientização vêm sendo associadas às cores. Primeiro o Outubro Rosa e Novembro Azul, na sequência outras surgiram, sobre diversas doenças.

 

O Fevereiro Roxo foi criado para conscientização sobre os sintomas de Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer.

O Tonin está sempre engajado em projetos a favor da saúde da população. Pensando nisso, vamos explicar um pouco sobre essas doenças e como é importante ter acompanhamento.

 

Lúpus:

 

É uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros orgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. O Lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e sexo, porém as mulheres são mais acometidas.

 

Alguns sintomas da doença:

Fadiga

Febre

 

Dor nas articulações

Rigidez muscular e inchaços

Rash cutâneo - vermelhidão na face em forma de "borboleta" sobre as bochechas e a ponta do nariz. Afeta cerca de metade das pessoas com a doença. O rash piora com a luz do sol e também pode ser generalizado

Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol

Dificuldade para respirar

Dor no peito ao inspirar profundamente

Sensibilidade à luz do sol

Dor de cabeça,confusão mental e perda de memória

Linfonodos aumentados

Queda de cabelo

Feridas na boca

Desconforto geral, ansiedade e mal-estar

Fibromialgia:

 

A síndrome da Fibromialgia se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto a dor, a Fibromialgia tráz sintomas de fadiga, sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Não existem exames que diagnostiquem a Fibromialgia, como radiografias. Por isso, é detectada apenas pelos sintomas apresentados durante o exame físico, que identifica pontos dolorosos no corpo. Muitas vezes, a doença é confundida com tendinite, quando as dores aparecem nos ombros, coluna cervical e joelhos.

Antes de diagnosticar a doença, o médico provavelmente irá descartar outras condições, como hipotireoidismo, artrite reumatóide, condições cardíacas e outras desordens inflamatórias ou autoimunes.

Alzheimer:

 

É uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo.

Os sintomas são:

Declínio mental

Dificuldade em pensar e compreender

Confusão durante a noite

Confusão mental

Delírio

Mas, por que 3 doenças, que aparentemente não têm nada em comum fazem parte da merca campanha, o Fevereiro Roxo?

 

Porque todas são condições para as quais a medicina ainda não tem cura, mas o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida dos pacientes.

 #FevereiroRoxo

 

 FONTE:

 

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/lupus

https://saude.gov.br/saude-de-a-z/lupus

https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/fibromialgia-definicao-sintomas-e-porque-acontece/

http://cuidarsaudedomiciliar.com.br/tudo-sobre-alzheimer/

 

 

 

Compartilhe